10 de novembro de 2011

PROPOSTAS DE AULAS / MALABARES


CONFECÇÃO

 Materiais: para a confecção de uma bola com massa suficiente para tal prática necessita-se de 2 folhas de jornal e 2 bolas de ar (bexigas). Cada aluno confeccionará 3 bolas, que serão usadas nas próximas aulas.

1º Passo – Solicite que o aluno pegue a primeira folha de jornal e amasse-a até que fique numa forma parecida com a bola.

2º Passo –  Peça aos alunos para pegarem a segunda folha e fazerem outra camada de jornal por cima da primeira “bola”, mantendo a forma.

3º Passo – Os alunos cortarão os bicos das duas bexigas na altura  onde eles começam a alargar.
DICA: DEPENDENDO DA IDADE DOS ALUNOS CABE AO PROFESSOR CORTAR AS BEXIGAS PARA EVITAR ACIDENTES


4º Passo – Os alunos envolverão as bolas feitas com as folhas de jornal com a primeira bexiga até que reste apenas o buraco do local onde ficava o bico.

5º Passo –  coloque a bola feita, anteriormente, dentro da outra bexiga com o buraco aparente voltado para o fundo da segunda bexiga. Envolver com a 2ª bexiga a bola formada pela 1ª.
PRONTO ESTÁ FEITO (AGORA FAZER O MESMO PROCESSO PARA CADA ALUNO OBTER 3 BOLAS)

ATIVIDADES
Atividade 01
Manipular as bolinhas em diversos planos, estabelecer os números e tipos de manobras com as bolinhas exemplo: movimento 01 de uma mão pra outra em linha reta, movimento 02 pra cima em linha reta com a mesma mão que a joga.
Atividade 02
Processos de aprendizagem do malabares com duas bolinhas, marcação de tempo, troca de mãos, fazer o movimento de malabares com as bolinhas no chão, equilibrar a bola na parte de cima (costas) das mãos.
Atividade 03
Gladiador – equilibrando a bola nas costas das mãos, agachados a um sinal todos levantam equilibrando a bolinha ainda, objetivo do jogo é derrubar a bolinha de uma pessoa qualquer sem deixar que derrubem a sua.

OBS: PODE-SE AINDA UTILIZAR DE TULE OU SACOLAS COMO OPÇÃO DE MALABARES.

2 comentários:

  1. O circo realmente encanta a todos e levá-lo para a escola pode proporcionar uma vivencia muito boa aos alunos e experiencia para nos que estamos em formação. Sabemos que são atividades complexas, porém é necessário trabalhar com os alunos do mais fácil até chegar no mais complexo. Boa escolha de conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal em trabalhar o circo nas aulas de educação física, saindo um pouco da "rotina". Além disso, você utilizou materiais adaptados, onde para muitos professores esse é dos maiores empecilhos apontados pela maioria dos professores.

    ResponderExcluir